segunda-feira, 13 de abril de 2015

Versão 2.3.5 beta e novo recurso de proxies



O Plagius 2.3.5 traz um novo recurso, útil para usuários que analisam grandes quantidades de documentos diariamente: Proxies


O Plagius utiliza motores de busca da internet (como Google e Bing e mais ou menos 20 outros) para encontrar suspeitas de plágio. Quando há um uso intenso do Plagius, são executadas muitas consultas nestes sites, porém, há um limite aceitável para utilizar esses sites livremente. Quando o Plagius excede esse limite tais serviços podem bloquear temporariamente o IP do usuário ou exigir Captcha.

Ao utilizar proxies, esse problema é eliminado distribuindo as buscas em vários IPs pela internet.

O Plagius irá utilizar listas gratuitas de proxies com qualidade média, atualizados automaticamente. O usuário é livre para adicionar novos servidores proxy.

É um recurso que não pode ser utilizado por todos, por isso vem desativado por padrão. Redes empresariais podem bloquear o uso de proxies, apesar do recurso ser interessante para redes onde há várias máquinas rodando o Plagius ao mesmo tempo

Usuários esporádicos, que analisam um ou outro documento por dia, não teriam benefício ao ativar o recurso.


Para ativar, marque a opção "Utilizar proxies nas pesquisas", como na imagem abaixo:


Logo após ativar, é possível que os proxies ainda não tenham sido carregados automaticamente, para ter certeza, clique em "Ok" nas configurações, e em seguida abra as configurações novamente, a lista deverá estar carregada.

Também é possível alterar a lista manualmente para adicionar novos proxies. A caixa de texto aceita tudo, porém só considerará como proxy o que estiver no padrão: 255.255.255.255:65000, os demais caracteres serão ignorados.
Para remover algum proxy, basta editar o texto eliminando-o.
 
Este recurso já pode ser testado através do beta, download abaixo:

Como efeitos colaterais, as análises demorarão mais tempo. A maior parte do tempo de uma análise será onde o Plagius re-pesquisa expressões com erro, já que com proxy a incidência de erros é muito maior, 70% das buscas falham devido aos proxies e precisam ser re-pesquisadas.

Fiquem a vontade para entrar em contato em caso de problemas ;)