domingo, 25 de maio de 2014

Sobre a indisponibilidade

Nesta última semana, como muitos devem ter percebido, os serviços do Plagius ficaram indisponíveis por quase 1 dia, perdemos acesso a e-mails do suporte, banco de dados, site, validação de chaves de ativação...

Depois de alguma investigação, detectamos que a causa foi uma desativação sumária dos serviços por parte da UOL, na ocasião, nossa prestadora de serviços de hospedagem.

A justificativa por parte da UOL foi exatamente esta:
"Por tratar-se de arquivo com extensão EXE, e ao acessar a URL foi ativado um download.

A desativação foi efetuada preventivamente para preservar os demais usuários da Internet."

UOLHOSTIsso mesmo, vago desta forma. E, apesar de não ter menção a tal no contrato, nossos serviços foram desligados conscientemente porque possuímos arquivos executáveis (EXE) em nosso site. Programas são executáveis, o Plagius é um executável.

É óbvio que se trata de total desconhecimento do funcionário/equipe que realizou o bloqueio. Uma empresa do porte da UOL deveria ter funcionários que saibam o que é um arquivo executável. Nos deixa triste uma pessoa ter decidido apertar um botão que nos deixou no escuro por 23 horas.

Tudo esclarecido, restabelecemos os serviços, aprendemos com os erros, restauramos as medidas de contingência que falharam e iniciamos a migração de nossos serviços para empresas mais confiáveis, para então, cancelar os serviços com a UOL.

Pedimos desculpas pelos transtornos, assumimos nossa falha com as medidas de contingência e nos comprometemos a tomar medidas para que isso jamais ocorra novamente.


Gustavo Augusto Hennig
Plagius
GH Software